MAGIA VS O TODO! CRUSH CRUSH
Saiu a Dragão Brasil de Março, como sempre fui ler, meditei e pensei. Ontem (nesta linha temporal onte, voce que esta lendo pode ter sido a anos kkk), escutei as pessoas querendo conversa sobre o que realmente nos interessa... 3DeT Victory... ou apenas V como vou chamar. Então sem enrolação bora para ir direto ao elefante branco no meio da sala, A LUTA DA MAGIA CONTRA A REALIDADE.
Então a proposta do 3det sempre foi ser um jogo genérico e sempre enfrentou um problema que sempre me jogou para fora desta Fantasia… Sempre a magia. Sempre…
Como o sistema tinha que cumprir o papel de sistema da casa para tormenta 3det sempre enfiou o pé na jaca no sistema de magia.
E EU TO FALANDO MUITO SEMPRE... SERA QUE SEMPRE FALAREI SEMPRE?
Isso é problemático porque traz regras que nem sempre conversaram com o resto do jogo além de dar uma cara de se precisar criar muito para realmente fugir da fantasia clássica. O que é um pecado para um jogo que tenta ser generico e baseado em efeitos ou seja as regras estão lá, mas quem vai dizer o que é a regra na realidade do jogo é a propria mesa e não o livro basico.
A MAGIA DO V
Aqui chegamos exatamente no V. Que tem exatamente a proposta de levar ele para um sistema genérico de histórias orientais voltadas a Anime e manga. Mas para isto ele precisa ter uma estrutura que não leve em consideração um sistema especifico em suas regras mais basicas. Mas será que conseguimos está façanha?
A primeira coisa que me salta aos olhos é o sistema continuar a ter uma vantagem Magia. Batizar algo tão específico e um sistema de efeitos é um erro. Eu manteria a vantagem que eu sempre achei charmosa. Gente convenhamos ela é controle de elementos e mais algumas magias básicas combinadas né. Mas deixaria um nome mais genérico como CONTROLE ou algo parecido. Eu mesmo criei um sistema pensando nisto e muito parecido com o ensaio que a DB trouxxe para nós. Ter um sistema de poder bem flexivel que pode ser simulado e criado a base de Pontos de Magia ja é um ótimo passo para um sistema mais genérico. Só que aqui entra o bendito nome, no meu material que esta listado abaixo eu chamei a vantagem magia de ARCANO da mesma forma que é hoje, mas deixo toda uma explicação sobre como arcano tem a ver com ser misterioso e sombrio, liberando arcano para todo tipo de poder como ARCANO (Psiônico) ou mesmo ARCANO (Chi). É bom um sistema de base assim para poderes, eu só não concordo de seu nome ser magia. Mas temos coisas mais avançadas e ai q ue eu digo que não temos novidades, a Dragão Brasil nos apresentou as TÉCNICAS...
Porque chegamos nas TECNICAS?
EU QUERO TECNICAAAA
Vendido como uma das grandes novidades do sistema, técnica apenas faz com o sistema de magia o que venho falando a alguns anos. Pois é, TECNICA nada mais é que uma forma de pegar o problemático sistema de magia e torná-lo universal.
Veja bem não acho ruim, de forma alguma eu mesmo já propus em postagens anteriores que isso era necessário, mas não existe novidade aqui. Deixando claro novamente não estou criticando, apenas constatando.
Mas você pode argumentar que teremos técnicas que fazem mais de uma coisa, que agora elas só podem ser conquistadas e vários outros argumentos vistos na matéria da revista. Bem puxe de cabeça e análise… tudo não passa de ajustes de regra para o novo sistema que ainda pode e deve mudar muito.
É um avanço na metodologia do sistema, mas não resolve o. Problema de crunch ou seja inchar o sistema com tantos destes fragmentos de regras que vai ficar difícil de se jogar. Bem posso dizer a triste realidade?
MAS ENTÃO ESTA TUDO PERDIDO?
Relaxa, todo sistema de pontos como o V está fadado a chegar ao super Crunch. Com certeza as técnicas vão provocar isso da mêsma forma que a magia pura provocou
Mas pelo menos agora podemos usar elas da forma que bem entendermos de maneira oficial.
Porque afinal nem todo crush Crush precisa ser ruim não é mesmo?
Arte da Publicação
Algo pego aí na Net e editado.
0 comentários: