INUTILIDADES
DISCUTIR HABILIDADE É INÚTIL
Não é clickbait, eu juro. Tá é só um pouquinho. Mas é um assunto que parece não descer na cabeça do povo. Quando o Victory foi anunciado, tivemos uma matéria do Burp na Dragão Brasil 165 falando sobre a filosofia de criação das características básicas que ficou carinhosamente conhecido como 3DeT fractal.
Lá ele dissecou o assunto mostrando como o sistema básico de dificuldades do jogo é dinâmico e pode ser mudado. Ensinando inclusive como fazer sets de características específicas pra cenário. Juro só com aquela matéria da pra se criar jogos muito bons de RPG.
Eu tenho uma percepção parecida do 3DeT desde o romancia, cenário do saudoso mestre Shido Vícios que eu saiba nunca ganhou a luz do dia, mas possuia matérias fabulosas no rpgista.com lá pelos idos de 2009.
Quando ele levantou a possibilidade de usar uma variação do 3DeT para seu Romancia, ali nos seus primeiros textos ja se via um ensaio da ideia do 3deT fractal e ja se podia ver o quanto as caracteristicas basicas do jogo podem ser facilmente substituidas.
Resumindo esta história sobre o Shido e o Romancia é que em resumo tudo que importa no jogo é rolar o dado e somar um numero para se vencer uma dificuldade. Simples assim.
Outro texto que bate nessa mesma questão, são meus textos sobre o jogo ser em forma de cruz, que podem ser encontrados facilmente aqui no blog só dar uma pesquisadinha. Lá eu mostro como a habilidade eh o centro a cruz e o resto das caracteristicas suas pontas.
Então de toda a conversa sobre as jogadas do 3DeT o que realmente importa é a forma que se usa para atacar e defender. Soma-se duas caracteristicas basicas com a jogada de um ou mais dados para vencer uma dificuldade, sendo que o valor do sucesso ja conta como potencia do teste ou seja seu Dano. Para mim este é o verdadeiro charmo do jogo e onde as conversas deveriam realmente focar.
NO FINAL HABILIDADE NÃO É IMPORTANTE, TUDO É FORÇA DE ATAQUE.
Pode parecer simples, mas no final é aqui que as pessoas teimam em não entender que nomes não tem importancia. Eles precisam existir apenas para explicar a função do número. Habilidade pode ser substituida por qualquer outro nome ou ser quebrada a vontade de acordo com a necessidade do jogo.
Inclusive se formos olhar por esta linha de raciocínio que o jogo pode ser resumido a testes de dificuldade, a necessidade de uma licença aberta para se produzir material comercial com estes fundamentos se torna totalmente irrelevante. Ningúem vai patentear Testes contra a dificuldade.
Quer fazer um jogo comercial parecido com o 3DeT? Oras, então faça, use o conceito de testar contra a dificuldade que é praticamente certeza que irá chegar a algum lugar..
Eu tenho minha produção independente em cima deste conceito e por agora eu o batizem de ROS6 ou ROSE…sempre se lê ROSE.
Em Rose eu tenho uma filosofia parecida. Aqui eu isolo Habilidade, transformando nas características do jogo aqui chamadas de HABILIDADES BÁSICAS.
Estás habilidades no Rose são flutuantes deixando para ser decididas de acordo com o jogo a ser criado, o conceito do fractal.
O resto vira ATRIBUTO, Atributo seria qualquer coisa que pode ser testada e afeta o jogo. Pode ser uma perícia, um contato, uma arma, um poder enfim qualquer coisa. E também é flutuante podendo ter ou não listas para o jogo pretendido.
Em ROSE Todos os testes somam uma HABILIDADE BÁSICA e um atributo mais jogada de dado para se obter um resultado contra a dificuldade. A sacada do Rose é que eu aproveito do conceito fractal e trago uma característica do storyteller pra mesa. Aqui qualquer habilidade pode ser testada com qualquer atributo, dependendo apenas da necessidade da mesa e da história.
Bem mas vamos parar de propaganda barata aqui, o que eu quero dizer é que o sistema do 3DeT é completamente modular por ser baseado em jogadas simples de dificuldade e ficar discutindo regra para retirar importância de habilidade passa a ser algo muito irrelevante, até bobo.
Desconstruir o sistema dessa forma eh inclusive importante para quem quer usá-lo realmente de forma genérica. O Próprio BURP, nosso Mont Cook do 3DeT com suas materias tanto no Rpgista.com, quanto em seu blog o Rodapé do Horizonte não me deixa mentir. Ele que criou jogo de banda, jogo de culinária, magibol e até POLITICA, Além de jogar todo este conhecimento no próprio manual do Defensor de sua autoria, consegue nos mostrar que sim a base do 3DeT pode ser adaptada a qualquer conjunto de caracteristicas basicas, inclusive de outros jogos famosos.
Se te incomoda tanto a Habilidade, pode ser muito mais facil pensar nestas ideias e desenvolver seu proprio jogo baseado em dificuldade, que ficar discutindo e reclamando de uma Caracteristica ja enraizada no 3DeT e que não vai sair apenas pela sua vontade. Existe sim todo um conceito que foi se formando com os anos atras do defensores de tóquio, e querendo ou não ele funciona.
Bem já deve ser a décima vez que visito o assunto, mesmo sendo algo tão básico ainda causa muita falta de entendimento. Tanto sobre a habilidade quanto sobre a não necessidade de se ter uma licença livre para se usar as principais ideias faladas neste artigo.
Espero que as palavras ditas aqui ajudem a liberar suas mentes para produção criativa e que existem mais coisas que o óbvio para serem ditas.
Boas Habilidades para todos.
Arte da Publicação
Artes de Divulgação de One Punch-Man e Chaos Head.
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