FICHAS E SKINS
Eu paro para observar as vezes a importância que fichas de personagens recebem nas mesas. Sabe, nada contra fichas bem feitas mas quem deviam brilhar eram os personagens e não seus números.
Bora dar uma olhada nos detalhes. Quem me acompanha sabe que eu sou sim grande fan de se prezar pela importância do grupo como protagonista.
Esse culto à ficha costuma ser o que mais atrapalha uma boa interpretação e senso do que deveria ser o personagem de verdade. E quando o jogo permite bastante customização como jogos de pontos e alguns D20 como o Tormenta 20, junto a nova safra do dungeons and dragons o problema costuma piorar mais ainda. Existe um amor por combos e builds que obscurece o que deveria realmente prevalecer.
O próprio personagem em si acaba em último plano. Fichas são importantes claro vamos falar delas aqui. Mas primeiro vamos ao que importa.
Se o RPG fosse um videogame o conceito do personagem, sua personalidade e o que ele representa para a história deveriam ser o seu Core, seu centro. Aquela parte que blinda o jogo, a parte que deveria ser desenvolvidas com mais carinho. Que é você? De onde vem? Porque se arrisca? Estás questões deveriam ser a primeira coisa a se preocupar ao trabalhar um personagem. Quem é ele e porque eu perderia tempo o interpretando em uma mesa de jogo por horas a fio?
Somente depois que eu possuísse estas respostas estaria apto a fazer sua ficha e aí sim com base no que eu sei do meu personagem procuraria agrupar e combinar numeros e caracteristicas que funcionassem tanto para o estilo de jogo da mesa quanto para contar os desejos de meu personagem.
A FICHA
Ahhh a ficha, aquele emaranhado de números que amamos otimizar. Sim a ficha. Bem ela seria uma skin de jogo, uma pele, uma aparência, uma forma mecânica de se ver tudo que eu construir para o ambiente. Sim uma skin, aquelas aparências ótimas que compramos pelos jogos por aí para parecermos mais bonitos e fodoes. Bem vamos ser justos, Skins em jogos são aparências que nos incentivam a jogar mais, mecânicas de jogo são o que então?. Mas poxa porque eu falo isso?
Por um motivo bem simples… Sem aquele Core que eu falei… a ficha não tem propósito ela pode ser qualquer coisa. Em comparação com o Core do personagem bem construído ele pode receber 1 milhão de fichas que ele não muda. Quantas fichas de RPG do Batman a gente não vê por aí? E ao ver o nome tu automaticamente transforma aqueles números no Batman.
E mesmo que fosse um Batman padeiro, um Batman detetive ou o Bataflleck ainda é ele, é o Batman.
Agora se aquele guerreiro que eh guerreiro ganhar inteligência já fufu… ele já perdeu metade do que era.
COLECÃO DE SKINS
Inclusive, pense em um personagem seu que dure, agora faça um guarda roupas pra ele de fichas, pense em variações e veja como todas se encaixam…assim em jogos futuros pergunte a seu mestre qual versão voce pode usar.
Um mesmo personagem pode receber 10 fichas feitas por 10 pessoas mas cada uma bem diferente da outra, se este personagem for bem construido, você vai conseguir reconhece-lo bem em todas as 10 fichas e nenhuma estara errada, são apenas interpretações de seus conceitos, apenas Skins.
Pensando assim possuir varias fichas para a mesma persona começa a não ser tão estranho assim não é mesmo? Este conceito pode inclusive ser usado para variar jogos muito longos ou camapanhas que durem anos. Um dia vamos voltar neste assunto.
HISTÓRIAS SÃO PERMANENTES, FICHAS MOMENTÂNEAS.
É uma grande inversão de valores em minha mera visão quando eu escuto coisas assim em MeM3e: "Ah mas então é só descritor", "Aah mas é so descrever o que acontece não é diferente".
Lembre-se não inverta valores, a principal parte do personagem é o que ele é e representa e depois vamos por estruturas bonitas e numeros bem feitos, mas estes numeros podem ser trocados para varios estilos da mesma forma que trocamos uma roupa.
Inclusive pensar desta forma facilita muito adaptar personagens ou mesmo jogar com seu herói favorito, eh só lembrar que se tu entendeu a proposta do personagem e seu núcleo, dificilmente faria algo errado na ficha.
E na hora de planejar aquele combo matador, de mais atenção primeiro se ele tem pavor de azul ou fica furioso ao ver pessoas que tingem o cabelo de ruivo.
Arte da Publicação
Wallpapers de League of Legends (Rei das Skins)
0 comentários: