FORMA ALTERNATIVA NÃO É FORMA!

maio 01, 2023 Vekariel 0 Comments




          Pensei em escrever este artigo, por conta de uma postagem de um rapaz perguntando sobre mudanças de forma tipo um Druida. Sobre o que ele precisaria para fazer tal feito. Vi muita gente falando em forma alternativa, que sem ela não teria como então pensei com meus botões. “Gente porque é tão dificil para as pessoas entenderem e aceitarem o conceito basico sob o qual o 3DeT é feito?


          3DeT é vendido como um jogo baseado em efeitos e não em consequências. Mas o que isso significa na pratica? Ja que falar solto assim é só bonitinho, mas não traz luz alguma sobre o assunto. Basicamente quer dizer que as regras do jogo não foram feitas pensando em algo específico da narrativa, como o jeito que um poder se comporta no mundo.

          Elas foram feitas pensando em dar opções para os jogadores decidirem que mecânica querem que seus poderes usem. Tá eu sei, parece complicado, mas vamos pensar a vantagem forma alternativa, por exemplo. Forma Alternativa não é uma vantagem para que tu troque de formas ou vire animal ou qualquer outra coisa.

Forma alternativa é sobre você poder alternar os pontos do personagem praticamente tendo uma segunda ficha para ele. E cada forma nova aumenta mais uma ficha.

E isso pode ser qualquer coisa, como um estado de foco em uma pericia, uma troca de equipamento de força para artilharia, mudança de estilo de luta ou mesmo TROCAR DE FORMA.

VANTAGENS LITERAIS

Aqui ta o pulo do gato, as vantagens SAO LITERAIS EM SUAS REGRAS e não em seus nomes. Os nomes das vantagens funcionam como um tipo de direcionamento do jogo para algo comum onde aquele pedaço de regra é usado.

Ataque Especial, por exemplo, não é sobre disparar Kame Hame Has ou Chuvas de Meteoro. Ataque Especial É SOBRE ALTERAR A FORMA QUE FORÇA DE ATAQUE FUNCIONA, e sim isso pode ser usado para ataques estilosos, mas em um conflito por exemplo poderia facilmente ser uma investida ofensiva em cima de um alvo atrás de uma informação por exemplo. TODAS as vantagens e desvantagens de 3DeT devem ser confrontadas neste formato. Quem define o que elas são dentro do jogo é o contexto da ficha e lore do PERSONAGEM e como ela se encaixa melhor na HISTÓRIA. Fora do jogo é apenas um pedaço de regra para ser usado com um nome para ficar fácil de se identificar.

UM PROBLEMA NO 3DeT

Entrando neste contexto, vem de onde eu tenho tantas ressalvas se o 3DeT é bom para se possuir coisas tão especificas como VANTAGENS ÚNICAS, KITS E MAGIAS. Essas regras quebram a força do conceito de se basear em efeitos. Outas vantagens com coisas muito especificas como Paladino e Alquimista para mim é outro problema.


Normalmente quando eu encaro mestrar em 3DeT eu contorno isso transformando TUDO em baseado em efeitos, até as magias e kits.

Magias eu encaro como TÉCNICAS mas eu as chamo de FOCUS em homenagem ao antigo sistema de foco do jogo, e uso como pedaços de regras para se criar as verdadeiras técnicas dos personagens. Os kits eu permito que qq jogador pegue algum kit que goste e transforme nome e definição de poderes ficando apenas com as mecânicas. 

Já VU é a única que eu ainda permito que se use como esta, pois várias coisas das vus sao muito atreladas a suas classes..

Se você tirar estas regras o 3DeT ainda funciona muito bem, sendo o foco do porque eu critico que o sistema de técnica/magia ainda continue no jogo.

VIRE LOBO O QUANTO QUISER!

Mas agora voltando a forma alternativa e linkando com kits. Eu vi um tempo atrás alguém querendo saber se podia se transformar em sua forma animal sendo druida o tanto de vezes que quisesse no dia e um jogador negou porque o kit específico falava que não. Pois bem pensando na forma baseada em efeitos o jogador respondeu totalmente errado. É claro que o jogador poderia fazer um personagem que se transformava a vontade, apenas definindo por exemplo que sua alta força/corte seria as garras e presas do lobo que ele se transformava. Os poderes do kit poderiam ser um extra que ele invocaria cada vez que fosse usar suas vantagens mecânicas.

Não faz sentido tolher jogadores em regras baseado em descrições de cenário, regra tem que ser discutida em cima de regra, deixe o jogador fazer a construção lirica que quiser e so depois veja como ele representa isso mecanicamente, aprove ou não só se achar que a mecanica pode atrapalhar ou nao o desenvolver do jogo e não que ela não serve para aquele tipo de personagem. 

3DeT funcionaria até mesmo sem regra nenhuma apenas com as caracteristicas basicas. Tenha isso em mente na proxima vez que pensar sobre Formas alternativas.

NO FIM!

         Enfim, observe estes parâmetros para pensar 3DeT como ele é visto e como as pessoas esperam que ele funciona. Se questione um pouco sobre o que você esta restringindo a seu grupo e o que esta negando ou exigindo de seus jogadores. 3DeT deveria ser sobre a liberdade de interpretar os números como quiser. Então comece entendendo que FORMA ALTERNATIVA NUNCA FOI SOBRE MUDAR DE FORMA...


Arte da Publicação
Artes de divulgação Anime Doctor Stone;
Arte de um Druida Feral no Artstation

0 comentários: